SENSORIAMENTO REMOTO – NDVI
Janaína dos Santos¹
Customer Success do FERTILE (Dr. Reinaldo Machado, 210 – Rebouças, Curitiba – PR, CEP: 80215-010).
O sensoriamento remoto é a ciência de obter alguma informação sobre um objeto, área ou fenômeno através de uma coleta de dados, por aparelhos denominados sensores, sem que seja necessário o contato direto com o objeto, área ou fenômeno. Funciona através de radiação eletromagnética e se dá por meio da radiação que deixa a superfície terrestre, atravessa a atmosfera, adentra o satélite e atinge seus sensores.
Diversas técnicas procuram estabelecer relações entre a radiação absorvida pela biomassa da cultura e seus atributos biofísicos. A partir desses valores espectrais e índices de vegetação, é possível realizar o acompanhamento temporal e espacial do desenvolvimento das culturas, determinar o vigor das plantas e realizar previsões futuras de colheita. Ao interagir com a folha a radiação se divide em três frações. Em torno de 50% é absorvida pelos pigmentos das folhas e será usada principalmente na fotossíntese; uma segunda parte é refletida e a terceira será transmitida entre os tecidos adjacentes. Os índices de vegetação são aqueles provenientes de medidas de reflectância da biomassa, comumente nas faixas do vermelho (RED) e infravermelho próximo (NIR) do espectro eletromagnético.
Os índices de vegetação têm sido utilizados, em virtude de possibilitarem prognósticos das características da cobertura vegetal, como a estimativa da área foliar, produção de biomassa e produtividade.
Dentre os índices de reflectância, o NDVI (Normalized Difference Vegetation Index, ou, em sua tradução, Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) é um dos mais conhecidos e utilizados para o monitoramento da vegetação. Esse índice é o resultado da combinação das respostas das bandas espectrais do vermelho e do infravermelho.
Embora este índice esteja disponível há 40 anos, desde sua criação, somente nos últimos anos que passou a ser amplamente utilizado.
A fórmula para calcular o NDVI é a seguinte:
Onde:
IVP = infra vermelho próximo;
V = vermelho.
Isso significa a razão entre as reflectâncias no infra vermelho próximo e no vermelho, sendo que a mesma gera valores que variam entre -1 e 1.
Esses valores são distribuídos da seguinte maneira:
- valores negativos correspondem às áreas com corpos d’água, estruturas artificiais, rochas, nuvens e neve.
- O solo exposto geralmente tem valor NDVI de 0,1 a 0,2.
- A vegetação sempre terá índices positivos entre 0,2 e 1.
Em tese, a finalidade do NDVI na agricultura hoje está basicamente resumida em:
- Estimar a biomassa e avaliar o estado e a saúde das culturas;
- Identificar ataque de pragas, doenças, fungos ou manchas excessivamente sem respostas espectrais no campo, antes que o dano seja definitivo;
- Analisar a dinâmica da vegetação ao longo de suas fases de desenvolvimento e crescimento;
- Estabelecer condições normais de cultivo para as culturas em Zonas de Manejo por meio de séries temporais de NDVI;
- Apoiar as estimativas de produtividade – nunca sozinha, apenas combinada com outros parâmetros usados para previsão;
- Definir Zoneamentos de maneira rápida, permitindo boas práticas no uso de água, nutrientes nas culturas e agrotóxicos, com eficiência e eficácia;
- Monitorar condições e produtividade das pastagens;
- Monitorar a seca e auxiliar na previsão de áreas de risco de incêndio.
REFERÊNCIAS
Tudo o que você precisa saber sobre o NDVI: Perguntas & Respostas para a Agricultura 4.0 – parte 1. Geografia das Coisas, Maio de 2020. Disponível em: https://geografiadascoisas.com.br/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-ndvi-parte-1/. Acesso em: 9 de Maio de 2022.
NDVI Significado: O Que é e Como Calcular?. Adenilson Giovanini. Disponível em: https://adenilsongiovanini.com.br/blog/ndvi-significado-o-que-e-e-como-calcular/. Acesso em: 11 de Maio de 2022.
O que são mapas NDVI e como utilizá-los na fazenda. Blog Aegro, 16 de Abril de 2020. Disponível em: https://blog.aegro.com.br/ndvi/. Acesso em: 13 de Maio de 2022.
Ndvi: o que é e como usar para beneficiar a sua fazenda. CHBAgro, 30 de Março de 2021. Disponível em: https://blog.chbagro.com.br/ndvi-o-que-e-e-como-usar-para-beneficiar-a-sua-fazenda. Acesso em: 13 de Maio de 2022.